EVENTOS

Café Filosófico
26 de setembro de 2013 



XXII SEMANA EDUCACIONAL E I SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO
"Quem educa o educador?"

de 19 a 23 de agosto de 2013



"Oficina de Linguagens"


























ƸӜƷ¸✿´*•✿°•✫✿

Apresentação das atividades desenvolvidas pelo subprojeto






Parabéns a todas as bolsistas por terem apresentado a "Oficina de Linguagens" na Semana Educacional/UENP.... Só é possível obter sucesso em alguma coisa, se esforçando, persistindo, acreditando, participando e principalmente Compartilhando!!!....E tudo isso, vocês sabem fazer muito bem. Sucesso Sempre!!!.... 
(Profa. Roseli - Coordenadora de Área).. 

ƸӜƷ¸✿´*•✿°•✫✿
☻/ ¸✿´*•✿
/▌
//..............................................................................................................................


II ENCONTRO DE DIVULGAÇÃO DE ATIVIDADES DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO- PIBID
05/07/2013



A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) realizou, na sexta-feira (05/07), o II Encontro de Atividades de Pesquisa, Ensino e Extensão do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID - UENP): desafios e perspectivas. O evento, que teve como objetivo promover debate acerca das atividades do PIBID na UENP, contou com apresentação de 24 pôsteres dos dez subprojetos do PIBID da Universidade, mesa-redonda, palestra, além da solenidade de abertura.










 


XIII Congresso de Educação do Norte Pioneiro
UENP
Oficina de Múltiplas Linguages na Educação Infantil


As atividades realizadas visam possibilitar aos licenciandos do curso de Pedagogia/CCHE/CJ, a refletirem sobre as práticas pedagógicas aplicadas na Educação Infantil, uma vez que, em contato direto com a realidade selecionada, terão oportunidade de articular teoria e prática, a fim de ampliar as possibilidades de expressão das crianças e construção de seus saberes, oferecendo aos alunos o tempo, o espaço e o olhar especializado, necessários para a aprendizagem através das múltiplas linguagens. Entendemos que a forma de se expressar da criança, diz muitas coisas sobre ela, e compreendê-las facilita a relação educador/educando no processo de aprendizagem. Essas atividades estão vinculadas as áreas do conhecimento como: linguagem oral e escrita, linguagem corporal/movimento, linguagem do brincar, linguagem plástica e visual, linguagem musical, linguagem matemática, conhecimentos sociais e naturais. Entende-se que por meio desse trabalho, torna-se possível propiciar a criança descoberta, apropriação, transformação e produção da cultura. Assim, compartilhar essa experiência, descrevendo o trabalho desenvolvido na Instituição selecionada EMEI “Vó Melinha”, leva-nos a acreditar, que o caminho percorrido, os resultados obtidos até o momento e os métodos utilizados, estão sendo satisfatório para o desenvolvimento das atividades realizadas com as crianças e para atingir os objetivos propostos do Programa PIBID.





















 

I Encontro de Divulgação de Atividades de Pesquisa, Ensino e Extensão PIBID – UENP. 

09 de março no Campus Luis Meneghel, 
em Bandeirantes/PR

        A primeira reunião de  2013 dos Pibidianos-UENP aconteceu no dia 09 de março no Campus   Luis    Meneghel,   em Bandeirantes com a participação dos coordenadores e bolsistas de Cornélio Procópio, Bandeirantes e Jacarezinho.

Os principais pontos discutidos foram:
  • reflexão e conhecimento da relação teoria-prática;
  • o pibidiano é híbrido, nem professor, nem só discente;
  • o estudo dos deveres do professor, conteúdos e metodologias;
  • o que é preciso para ser professor?
 O Encontro solucionou dúvidas sobre o processo de desenvolvimento do projeto e ajudou na escolha da elaboração de atividades.








SEMANA EDUCACIONAL DE 2012

DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM INFANTIL: UM ESTUDO SOBRE
A CULTURA DA INFÂNCIA

 Evelyn Jaqueline Paulino Neves
Fernanda Potzik Soccio
(Gdas. UENP/CCHE/CJ)


OBSERVAR E REGISTRAR UMA 
FORMA DE APRENDER

Lílian Maria Ganzela;
Patrícia Severino Bueno
(Gdos PEDAGOGIA UENP/CCHE/CJ)


A INTERVENÇÃO DO PROFESSOR NA 
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

 Andréia Silva de Souza
Lívia de Oliveira Bacochina
(Gdas Pedagogia UENP/CCHE/CJ)

MÚLTIPLAS LINGUAGENS: 
UMA PROPOSTA DE 
TRABALHO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

Noelma de Campos Nassar
Vanessa Correia Flôres
(Gdas – CCHE/CJ – UENP)
                               

Data: 28/08/2012 – terça-feira

Horário: 16h30

Local CCHE/CJ - Sala 16

PAUTA: - Apresentação do estudo sobre o livro de:

FARIA, Anália Rodrigues de. O pensamento e a linguagem da criança segundo Piaget. Ática.  
PENSAMENTO E A LINGUAGEM DA CRIANÇA SEGUNDO PIAGET

                                  Apresentado por: Fernanda e Evelyn












Data: 29/08/2012 – quarta-feira

Horário: 16h30

Local CCHE/CJ - Sala 21

PAUTA: - Apresentação do estudo sobre o livro de:

FARIA, Vitória Líbia Barreto de. DIAS, Fátima Regina Teixeira de Salles. Currículo na Educação Infantil: diálogo com os demais elementos da proposta pedagógica. São Paulo: Scipione, 2007. Coleção Percursos. p. 44-97.


Apresentação da Noelma e Vanessa




Nenhum comentário:

Postar um comentário