segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Oficina de Linguagens: para professores da Educação Infantil


O PIBID - Pedagogia estará presente na XXII Semana Educacional da Universidade Estadual do Norte do Paraná- UENP, com a Oficina de Linguagens destinada aos professores da Educação Infantil e interessados pelo assunto. Prática docente  e desenvolvimento das múltiplas linguagens.

Venham participar...

Dia 20 de agosto de 2013, as 15h30,
 no Centro de Ciências Humanas e da Educação, Campus Jacarezinho.
Para maiores informações acesse:

O foco não é ensinar... é como as crianças aprendem...

   
Emilia Ferreiro, referência na Educação brasileira, tem seu nome estreitamente ligado ao Construtivismo por acreditar que as crianças têm um papel  ativo no aprendizado.
   Para Ferreiro, as crianças constroem o próprio conhecimento e o que elas aprendem não condiz com o conteúdo ensinado até que elas consigam assimilar o conhecimento por completo.
   Portanto, estar atento em como nossas crianças pensam é o primeiro passo para se ensinar e conseguir com que elas alcancem o aprendizado.

sábado, 22 de junho de 2013



Venham participar e conhecer o trabalho dos
 Pibidianos da UENP!


Expectativas, desafios e perspectivas 
em torno das atividades...


Esperamos vocês lá!!
UENP/CCHE/CJ

domingo, 12 de maio de 2013

Oficina de Múltiplas Linguagens na Educação Infantil

      Participar do XIII Congresso de Educação do Norte Pioneiro foi uma honra para nós, bolsistas da CAPES. Dividir com estudantes e docentes da área da Educação nossas atividades que, elaboradas com tanto planejamento e carinho, nos trouxeram experiências inesquecíveis e muito úteis para a nossa formação.
      Percebemos que todo o esforço, todo o trabalho, todo planejamento sem se esquecer dos objetivos do Ensino Infantil e nem dos anseios das crianças nesta fase, não é em vão e o brilho no olhar e o sorriso nos rostinhos é a prova de que o trabalho do professor quebra barreiras, abre horizontes incentiva a construção do 'eu', da autonomia, além de todo o conhecimento teórico.
      Não pudemos partilhar de todas as atividades que aplicamos com as crianças na Oficina apresentada, mas, a participação de todos que compareceram foi gratificante e reparamos satisfação, alegria e o tal brilho nos olhos em muitos dos que estavam presentes.
      Somos gratas pela participação e esperamos ter contribuido nem que seja um pouquinho pela prática pedagógica engajando a exploração das múltiplas linguagens da criança.

Parabéns a todos os professores que não perdem o brilho nos olhos e fazem os olhos das crianças brilharem!!



sexta-feira, 5 de abril de 2013

Não haverá mais desfile...


Dia de Feira

Apresentar diferentes alimentos para as crianças é importante, pois
assim, elas podem definir o próprio gosto aproveitando de forma satisfatória todas as fontes naturais de vitaminas, sais minerais e fibras.  O exemplo de uma alimentação saudável vem da própria familia, desde quando a criança começa a ingerir alimentos além do leite materno.


Salada de Frutas

  • 4 Bananas
  • 4 Maçãs
  • 2 Peras
  • 3Laranjas
  • 1Mamão
  • 3 kiwis
  • e outras frutas....
  • 3 caixinhas de gelatina saborizadas
  • água 
Prepare as frutas (descascando-as e cortando-as em pedaços pequenos).
Em um recipiente, dissolva a gelatina com água, mxendo bem até o líquido ficar homogêneo, acrescente as frutas e misture com a calda.
A salada de Frutas está pronta para servir....

sexta-feira, 22 de março de 2013

Casinha de Amigos

    Utilizando folhas de jornal e muita imaginação, a atividade " Casinha de Amigos aconteceu assim:
    Foram disponibilizadas várias folhas de jornal espalhadas pela área do pátio que, serviram de "casinhas" .
    As crianças presisavam ficar nas casinhas e conhecer os amigos que moravam com elas. Ao tocar de um música, elas precisavam trocar de casinha para conhecer novos amigos. A cada mudança de casa, as folhas de jornal eram retiradas duas a duas, aumentando o númro de moradores das casas e aumentando o número de amigos até que todos acabaram morando na mesma casa e todos já tinham se apresentado.
   As crianças imaginam, correm, se conhecem, aprendem a dividir e interagem umas com as outras e com o novo.
   Quem havia chegado tímido, saiu sorrindo e brincando com os colegas que arranjara.
   Atividade que os resultados são instantâneos!!!

quinta-feira, 21 de março de 2013

Sociabilzação

    Começar as atividades na Escola de forma lúdica requer um pouquinho de paciência pois as crianças não se conhecem e a timidez atrapalha na hora de fazer novos amigos.
      O estímulo à estas novas amizades é muito importante para o desenvolvimento e despertar social da classe escolar como um todo.



sábado, 9 de março de 2013

I Encontro de Divulgação de Atividades de Pesquisa, Ensino e Extensão PIBID – UENP.

  
      A primeira reunião de 2013 dos Pibidianos-UENP aconteceu no dia 09 de março no Campus Luis Meneghel, em Bandeirantes com a participação dos coordenadores e bolsistas de Cornélio Procópio, Bandeirantes e Jacarezinho.
     O evento foi contemplado pela participação do estudante de Doutorado no programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (PECEM-UEL), Bolsista - CAPES. Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina-UEL (04/2010), Lucken Bueno Lucas que retratou seus estudos sobre a formação docente e sobre as dificuldades enfrentadas neste período de formação.
     Voltando sua palestra para os bolsistas do PIBID, Lucas destacou quatro pontos importantes, dignos de reflexão de nós, futuros professores:
  • reflexão e conhecimento da relação teoria-prática;
  • o pibidiano é híbrido, nem professor, nem só discente;
  • o estudo dos deveres do professor, conteúdos e metodologias;
  • o que é preciso para ser professor?
     Desenvolveu pensamentos dando o devido valor às necessidades normativas e à vigilância profissional que os professores devem ter, por estarem em constante formação; além de chamar a atenção para a aprendizagem dos alunos, não desconsiderando o ato de ensinar nem o conteúdo ministrado que, por vezes, consomem a preocupação dos estagiários, deixando o aprendizado passar despercebido.
     Para Lucas, o professor precisa ter consciência da atividade docente, ser reflexivo, ativo, gestor da sala de aula, afetivo e preocupado com a aprendizagem, fazendo do seu ambiente de trabalho, um ambiente que estimule os alunos ao aprendizado.
     

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

2013


                     
                                    
                                 Planejamento em andamento.

" As escolas buscam resultados, as ações pedagógicas buscam atingir objetivos.  
Eis o princípio do planejamento" (LIBANÊO,2001)